Parceria vai impulsionar prática de voo livre em Nilópolis
quinta-feira, 16 de maio de 2013A Prefeitura Municipal de Nilópolis a e a de guia Nilópolis estão em negociação para firmar uma parceria que vai impulsionar a prática do voo livre nos dois municípios. Na terça-feira, dia 15, os secretários de Meio Ambiente, Adauto Prado e de Turismo, Esporte e Lazer, Edson Pereira, estiveram reunidos com o prefeito da cidade vizinha, Alessandro Calazans e com os secretários de Meio Ambiente e de Turismo para discutir alguns pontos fundamentais para a implementação do projeto que prevê a aterrissagem dos atletas que saltarem de assa delta da Rampa da Paz, em Mesquita, no Parque Municipal de Nilópolis, construído em área do Campo do Gericinó, cedida pelo Exército.
A Rampa da Paz, que está sendo construída na Chatuba e leva esse nome em alusão à chacina ocorrida no local ano passado, já é ponto de referência dos praticantes do esporte que saltam de parapente, mas será necessária uma área maior para a aterrissagem de asa delta. “Vamos instalar ainda essa semana uma biruta (aparelho que mede a direção do vento) aqui no parque e dentro de mais algumas semanas os atletas já poderão descer aqui no parque de Nilópolis”, destacou o instrutor de voo e paraquedista da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo na cidade de Nilópolis (Semelt), Afonso Urbieta.
Durante o encontro, os secretários avaliaram o espaço e o que será necessário para que os adeptos da prática comecem, a aterrissar no local, como gramar e sinalizar a área. O projeto prevê ainda a criação de uma escola para formar atletas de voo livre das duas cidades e a construção de um aeroclube, na cidade Mesquita, para pousos e decolagens de aeronaves de pequeno porte. Vale ressaltar que o local é propicio à prática do esporte pela existência das chamadas térmicas, massas de ar quente que impulsionam os voadores.
Fonte: Prefeitura Municipal de Mesquita