Prefeitura de Nilópolis oferece tratamento gratuito contra o cigarro
quinta-feira, 19 de setembro de 2013Com o objetivo de ajudar os dependentes do tabaco, a Prefeitura de Nilópolis realiza um encontro semanal com os pacientes que lutam contra o vício do tabagismo. Palestras são realizadas no Centro de Estudos da Secretaria Municipal de Saúde, na Av. Getúlio Vargas 1586, toda quinta-feira das 8h às 16h. Toda terça e quarta, os encontros são realizados no Posto de Saúde Nova Olinda, na Rua Amadeu Lara, s/nº.
Uma equipe formada por assistentes sociais explica que a conscientização é fundamental para que as pessoas entendam a importância de largar o vício. O programa Tabaco, que funciona há oito meses, conta com 200 pessoas inscritas. Durante as palestras, que funcionam como apoio, avaliações são feitas para saber se o fumante precisa de uma consulta médica com especialista. Caso haja necessidade, o paciente é acompanhado pela equipe observando-se qual morbidade. Segundo a Assistente Social, Elenice Silva, o prazo de tratamento é variável.
“Depende muito do fumante. Se ele quer mesmo largar o cigarro tem que ter força de vontade e determinação. Felizmente muitos conseguem já outros abandonam o tratamento. O incentivo da família também é fundamental”, explicou.
Ainda de acordo com Elenice, os pacientes têm a oportunidade de contar suas experiências e suas expectativas em largar o vício. Tudo acontece de uma forma bem descontraída e todos ficam a vontade, deixando de lado o constrangimento e encontrando nos companheiros de turma a solução para um problema em comum. A paciente Lúcia Barros Costa declarou o motivo que a fez procurar ajuda.
“Sou fumante há 20 anos e só agora resolvi procurar ajuda depois de ver o quanto o cigarro estava acabando comigo numa aula de natação. Estava assistindo jovens na piscina nadando sem parar até a hora da minha aula. Antes de começar, fumei e pulei na piscina. Quando estava nadando perdi o fôlego e acabei afundando, sendo resgatada pelo professor. Foi apavorante! Tive afogamento grau um, segundo meu professor. Eu pouco nadei e perdi o ar. Foi nesse momento que percebi que precisava realmente de ajuda”, relatou.
Ela descobriu o programa da Prefeitura através de uma amiga e foi como um alerta na hora certa.
“Nós precisávamos de um serviço como esse. É uma iniciativa muito humana. Muitos não têm condições de pagar um tratamento e aqui recebemos além do apoio, orientação e acompanhamento médico. Não penso em sair desse programa e vou trazer minha irmã para participar também. Vai ser uma grande alegria nós duas juntas largarmos esse vício”, contou empolgada.
Para participar do programa Tabaco que realiza orientações em grupo e também distribui cartilhas e medicamento gratuito (adesivo) para aqueles que necessitam de ajuda para cortar o vício, é necessário comparecer à Secretaria Municipal de Saúde, na Av. Getúlio Vargas 1586, com carteira de identidade e comprovante de residência. É indispensável ser morador do município para realizar a inscrição.\